21 / 10 / 20

Especialista Fala sobre o uso das Células-tronco na Odontologia

Cirurgião Dentista dá entrevista exclusiva

Especialista Fala sobre o uso das Células-tronco

Especialista Fala sobre o uso das Células-tronco na Odontologia

Foto: divulgação/ Dr. Aonio Vieira

Especialista Fala sobre o uso das Células-tronco na Odontologia

 Aonio Genicolo Vieira é Cirurgião Dentista, com especialização em Prótese Dental, Implantodontia, Odontologia Estética e foi responsável pela Prótese Fixa na Escola de Prótese da FUNDECTO da Universidade de São Paulo (USP) no período de 1995 á 2000, bem como ministra cursos de Prótese pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional da A.P.C.D.

  Tendo em vista a importância do uso das Células – tronco na odontologia, o tratamento dentário dentre outros temas, que eu entrevistei com exclusividade, o médico dentista Aonio Vieira.

Especialista Fala sobre o uso das Células-tronco na Odontologia

Foto: divulgação/ Dr. Aonio Vieira

Especialista Fala sobre o uso das Células-tronco na Odontologia

Uso das Células-tronco na odontologia 

   No início da entrevista, Aonio Vieira “destacou que “no Brasil a coleta das Células – tronco dos dentes de leite ou dentes permanentes até os 30 anos de idade está sendo realizada nos consultórios que tem parceria com centros de criogenia, que são responsáveis por multiplicar e conservar as Células – troncos em nitrogênio líquido a -196°C”.

  Ele acrescenta “que devido a legislação atual a coleta é permitida, mas seu uso só é liberado em trabalhos com autorização de um comitê de ética de uma universidade ou com a autorização judicial para uso compassivo”.

   O médico complementa “que aqueles que querem utilizar as Células – tronco sem recorrer a estudos ou esperar decisão judicial, tem que buscar em clínicas de outros países que fazem terapias regenerativas com as Células – tronco e não precisa ir muito longe, pois na cidade do Leste, no Paraguai fazem sua utilização”.

Células-tronco

      De acordo com o especialista, as Células-tronco são encontradas: no Cordão Umbilical no qual são obtidas as Células – Tronco Hematopoiéticas e as Células – Tronco Mesenquimais; na medula óssea; no tecido adiposo (gordura) e na polpa dentária que encontramos somente as Células – tronco Mesenquimais.

   Para Aonio Vieira, as Células -tronco Hematopoiéticas só podem ser úteis para doenças do sangue e as Células – Tronco Mesenquimais para o tratamento de inflamação e regeneração de todos os tecidos do corpo que não seja o sanguíneo.

Da importância do uso das Células-troncos na odontologia 

   Para o médico, as Células-tronco Mesenquimais podem ser utilizadas na odontologia para acelerar a formação óssea na enxertia óssea e na reparação de tecidos moles da boca (gengivas, mucosas).

 Recomendações

    Aonio Vieira “disse acreditar que o futuro está na Medicina e na Odontologia Regenerativas. As Células – tronco Mesenquimal é o Coringa do jogo de baralho, aonde é colocada e se transforma no tecido da região.

    Acrescenta ainda “Ela tem biocompatibilidade com a terceira geração ascendente e descendente, as Células – tronco do filho pode ser utilizada para o tratamento do avô (a)”, afirmou.

  O médico ressalta “minha recomendação hoje é fazer a coleta das Células – tronco quando possível no nascimento, a partir do cordão umbilical ou na troca da dentição decídua para a dentição permanente”.

  De acordo com Aonio Vieira, “o dente de leite não pode estar muito mole (totalmente esfoliado), portanto,  quando começar a amolecer o paciente deve entrar em contato com o dentista para fazer a coleta.

  Ele disse “O trâmite comercial e legal com o Centro de Criogenia tem que ser realizado anteriormente ao do dia da coleta. Existe um protocolo para retirada do dente e para o transporte do tecido para o centro de criogenia”.

O que é importante para a saúde dos dentes? 

   O médico destacou que “uma boa higiene bucal é fundamental para um boa Saúde Dental. Começa com a limpeza da língua com um raspador ao acordar para retirar a saburra que se forma durante a noite (a causa da halitose matinal)”.

  Ele destacou “após às refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) fazer a limpeza dos dentes com fio dental e escova de dentes. Procurar utilizar alimentos entre as refeições principais que não fermentem muito como “frutas secas ou frutas frescas”. Acrescentou “visitar o cirurgião dentista preventivamente a cada 6 meses”.

Quais as técnicas mais modernas de clareamento dental? 

   Aonio “afirmou que utiliza um protocolo de clareamento dental que consigue obter resultados com dois dias de utilização das placas clareadoras domésticas e a aplicação de leds violeta e laser no consultório dentário com um mínimo de sensibilidade”.

 Ele acrescentou “Os dentes escurecidos por medicamentos na sua formação ou fluorose não respondem ao tratamento de clareamento dental. Nestes casos recorremos às lentes de contato dental para melhorar a estética”, explicou.

Quais as indicações de tratamentos acessíveis para quem não possui condições de fazer um clareamento dental? 

   Na avaliação de Aonio Vieira, “atualmente, os tratamentos clareadores de dentes estão bem acessíveis economicamente. Para àqueles que não possuem condições econômicas alguma, existem às escolas de pós graduação que realizam os procedimentos com o preço de custo”. “O inconveniente é a espera da realização de um curso e o tempo de espera para ser atendido”, explicou.

Instagram: @joaocostaooficial

Não deixe de ler: Unit participa da maior exposição agropecuária de Alagoas

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *