26 / 11 / 20

Cirurgião Plástico lança novo livro e revela detalhes com exclusividade

Saúde em foco

Cirurgião Plástico lança novo livro e faz esclarecimentos relevantes

Foto: Dr. César Benavides

     Dr. César Anibal Aguiar Benavides é formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e há mais de 16 anos está em Campo Grande – MS. No ano de 2004 tornou-se Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (ASPS) e atualmente também é Membro Internacional da American Society Of Plastic Surgeons. Além das atividades em consultório e a prática em cirurgia estética e reparadora, ministra aulas para o curso de medicina como professor convidado, e já exerceu cargos como presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica (SBCP), tesoureiro e secretário da  SBCP-MS,  e atua como Perito Médico Judicial em Cirurgia Plástica.

Cirurgião Plástico lança novo livro e faz esclarecimentos relevantes

Foto: Dr. César Benavides

 

   Em meio a obscuridade das “fake news” no contexto das cirurgias plásticas e de tantos outros dilemas enfrentados por quem não conhece amplamente o segmento de saúde, que eu entrevistei, com exclusividade, o médico cirurgião plástico, Dr. Cesar Anibal Aguiar Benavides que está lançando o seu novo livro: “Esclarecendo sobre Cirurgia Plástica, agora, traduzido para o Inglês e Espanhol. 

.

Cirurgião Plástico lança novo livro e revela detalhes com exclusividade

 

Quais são os cuidados que uma pessoa deve ter na escolha de um cirurgião plástico? 

 

   Cesar Benavides: O paciente que planeja realizar uma cirurgia plástica deve cuidadosamente verificar as credenciais do profissional como: se o médico possui título de especialista pelo principal órgão regulador ou sociedade de especialidade, como por exemplo, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) cujo website é http://www2.cirurgiaplastica.org.br/ , e nos Estados Unidos temos a American Society of Plastic Surgeons (ASPS) cujo website é www.plasticsurgery.org

 

  – Isso é muito importante porque sabemos que surgem associações não legalizadas, sem critérios de escolha dos membros e que levam o nome “cirurgia plástica” ou “cirurgia estética” e outras denominações que acabam por serem consideradas armadilhas para as pessoas que não possuem orientações a respeito. 

 

Como escolher a cirurgia plástica a ser feita? 

 

  Cesar Benavides: Muitas pessoas impulsionadas pela moda, cirurgia do momento, ou apelos de outras pessoas escolhem fazer uma cirurgia sem ter noção de como ocorre e sobre todos os riscos envolvidos. Para a escolha da cirurgia é fundamental que o paciente faça uma consulta com um cirurgião plástico. 

 

  – Durante a consulta deverá esclarecer todas as dúvidas e se realmente é um bom candidato `a cirurgia que deseja. Falar sobre os prós e os contras. Alguns pacientes antes da cirurgia precisam perder peso. Outros pacientes não possuem ainda maturidade ou condições de seguir rigorosamente todos os cuidados. Por mais que divulguem que existem técnicas de cirurgia com recuperação rápida, sabemos que o corpo humano necessita passar por todas as fases de cicatrização e que a resposta `a cirurgia é extremamente individual. 

 

Qual o melhor momento para se fazer uma cirurgia plástica e como procurar o profissional certo? 

 

   Cesar Benavides: O momento certo para a cirurgia plástica é extremamente importante para que se tenha êxito e satisfação com resultados. Cada cirurgia plástica é cercada de critérios de indicação. Por exemplo, a cirurgia estética do nariz na mulher, na maioria das vezes deve esperar pelo menos os 16 anos de idade, época em que o nariz já teve seu desenvolvimento pleno. 

 

  – A cirurgia de implante capilar no homem na maioria das vezes deve ser realizada somente após os 23 a 24 anos de idade pois nessa época já há maturidade para reconhecer que a tendência `a calvície é um evento progressivo e que o acompanhará ao longo da vida podendo exigir várias outras sessões de cirurgia para restauração capilar além dos cuidados específicos. 

 

  – Algumas cirurgias exigem que a paciente reconheça que pode haver incisões e suas consequências, como a presença de cicatrizes cujo amadurecimento pode demorar um ano e meio e o aspecto final depende muito de cada organismo. Os aspectos emocionais também contam muito quando consideramos o momento certo para a realização da cirurgia plástica. Estar bem emocionalmente, não ter expectativas fora da realidade (tipo “quero ficar igual àquela atriz”) e reconhecer alguns limites que a anatomia impõe no momento da cirurgia são ingredientes chave para que o profissional identifique o momento certo. 

 

   – Claro não podemos aqui mencionar que faz parte da consulta a realização de exames e o bom estado de saúde faz parte desse roll de pré-requisitos para a cirurgia. Assim, se consultar com um cirurgião plástico, checar antes de mais nada se realmente é especialista e ter referências outras que não redes sociais, é crucial para que consiga ter sucesso na escolha e no momento certo para se fazer a cirurgia plástica. Não se deve fazer nada às pressas. Bom senso, critérios sérios e sentir-se seguro com o médico: o melhor caminho. 

  

Fake news e a Cirurgia plástica 

 

   Cesar Benavides: Grande parte da população desconhece que no Brasil existe um Código de ética médica, que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) possui um Regimento interno e um Código de Normas e Condutas, que norteiam a correta condução da especialidade dentro de padrões éticos. 

 

  – Dentro do que é vedado ao médico, temos o CRM (Conselho Regional de Medicina, CFM (Conselho Federal de Medicina), e SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) proíbem a postagem de fotos de “antes’ e “depois”. Fotos podem ser manipuladas promovendo aspecto não realístico do que se pode alcançar com a cirurgia plástica. De acordo com a sombra na foto, relevos musculares podem se destacar dando falsa impressão de resultados que nem sempre podem ser alcançados. 

 

  – Atualmente existem programas do tipo “deep fake pictures” e “deep fake” vídeos que mostram perfeição em fotos que dificilmente se percebe serem manipuladas. Tudo isso para atrair pacientes, para angariar clientela. Fotos da paciente deitada, exposta, com emoticons tapando mamilos partes intimas e rosto constituem conduta apelativa e invariavelmente são consideradas como “promessa de resultado”, ainda que no rodapé esteja escrito “postagem direcionada ao público médico” ou “essa postagem não quer dizer que seja promessa de resultado”. 

 

   – A mensagem ao subconsciente das pessoas já foi enviada. como se diz: uma imagem fala mais do que mil palavras, e isso, sim, pode ser considerada uma das mais frequentes armadilhas que a internet e as redes sociais em geral apresentam no momento de escolher o cirurgião plástico. Ninguém tem o hábito de postar suas complicações, mas elas existem. 

 

  – Orientamos muito cuidado e atenção `as postagens apelativas e sabemos da necessidade de nós especialistas estarmos mais próximos dos nossos pacientes através das redes sociais, zelando pelos esclarecimentos e pela segurança no nosso público. No momento da cirurgia o paciente entrega a vida nas mãos do profissional, e isso não deve ser baseado unicamente na quantidade de seguidores ou de curtidas de um post. 

 

Momento atual 

 

   Cesar Benavides: Estamos passando por uma Pandemia. Posso dizer que uma das mais desafiadoras pandemias da história. Muitos pacientes querem aproveitar o momento para realizar a cirurgia plástica. Lembre-se que os cuidados e protocolos de segurança são cada vez mais usados para realizar ou aconselhar que a cirurgia seja adiada. 

 

  Dependendo de alguns fatores associados ao cenário da incidência da doença na região onde vive, o cirurgião deve orientar sobre as medidas necessárias inclusive isolamento no pré-operatório e no pós-operatório. Ainda assim sabemos que as cirurgias, principalmente as de maior porte constituem fator que pode diminuir a imunidade e expor `a infecundo pela coronavírus. 

 

Tópicos importantes livro 

 

  Cesar Benavides: As armadilhas da internet, minha cirurgia infeccionou: e agora? Contratura capsular (fenômenos inflamatórios relacionados aos implantes de silicone). 

 

Instagram: @joaocostaooficial

 

Não deixe de ler:  Novembro Azul: câncer de próstata atinge 65 mil brasileiros por ano e pode ser curado se for diagnosticado precocemente

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *