28 / 10 / 21

Em Arapiraca, farmacêutica fala do trabalho com pacientes psoríase

 

Em Arapiraca, farmacêutica fala do trabalho com pacientes psoríase

Farmacêutica Yolanda Karla

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia apontam que a psoríase é uma doença que atinge mais de 125 milhões de pessoas no mundo e cinco milhões de brasileiros. O dia 29 de outubro é dedicado a atenção a esta doença, que é inflamatória crônica, sistêmica, imunológica e não contagiosa.

A farmacêutica Jassen realizou uma pesquisa com 1.124 indivíduos em todo o Brasil para identificar – estudo APPISOT – a avaliação da gravidade da psoríase em placas em brasileiros em acompanhamento ambulatorial em centros de referência.  Uma análise preliminar com 877 pacientes, dos 1.124 participantes, apontou que cerca de 50% dos pacientes avaliados apresentavam a doença na forma moderada a grave.

Dos participantes do estudo APPISOT nesta análise preliminar com 877 pacientes em tratamento em Centros de Referência, 70% tinham alguma outra doença associada à psoríase. Entre elas estão a obesidade ou sobrepeso (75%); hipertensão (32%); depressão (26%); colesterol alto (25%); artrite (17%); Diabetes Mellitus (17%); ansiedade (39%) e alcoolismo (17%).

Em Arapiraca, a conta que no CEAF são atendidos pacientes de diversos protocolos clínicos elencados pelo Ministério da Saúde e dentre eles os de psoríase. O seu trabalho como farmacêutica é esclarecer dúvidas e dar orientação a estes pacientes sobre a importância do tratamento farmacoterapêutico. “Eu sempre falo aos pacientes que a adesão ao tratamento é fundamental para melhoria de vida dele, iniciando como ele deve administrar o medicamento, seja ele injetável ou não. É na sala de espera que nós fazemos esse trabalho de educação aos pacientes para que eles tenham confiança no tratamento”, disse.

De acordo com ela, o profissional farmacêutico acompanha a evolução do quadro clínico através da avaliação técnica de exames, relatórios médicos e entrevista ao paciente. “A psoríase não tem cura, mas pode ser controlada. O tratamento pode incluir medicamentos de uso tópico, orais e imunobiológicos, a depender da gravidade o estágio da doença”, disse.

Em Arapiraca, farmacêutica fala do trabalho com pacientes psoríase
fonte: Luciana Martins – Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *