04 / 03 / 22

1,3 milhão de visitantes apenas no espaço Brasil da Expo Dubai

O Pavilhão Brasil na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, faz sucesso entre os estrangeiros e brasileiros.

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

1,3 milhão de visitantes apenas no espaço Brasil da Expo Dubai

1,3 milhão de visitantes apenas no espaço Brasil da Expo Dubai – Foto: Divulgação Expo Dubai

O Pavilhão Brasil na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, faz sucesso entre os estrangeiros e brasileiros. Desde 1º de outubro, foram cerca de 1,3 milhão de visitantes apenas no espaço dedicado ao Brasil, que tem como principal organizadora a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Em toda a Expo, foram contabilizados 15 milhões de visitantes. De acordo com a organização do evento, 70% dos visitantes, no geral, são de outras nacionalidades.
Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos – Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos – Foto: Tomaz Silva – Agência Brasil

A edição árabe da Expo, maior evento mundial desde o início da pandemia, tem 192 países explorando três grandes eixos temáticos: oportunidade, mobilidade e sustentabilidade como formas de trazer soluções para um mundo melhor. O Brasil fica no distrito da sustentabilidade, num pavilhão Brasil de 4 mil metros quadrados feito de membranas arquitetônicas translúcidas, onde são projetadas imagens das riquezas naturais do país, centros urbanos e grandes referências da cultura nacional. O espelho d’água escuro é inspirado no Rio Negro, afluente do Rio Amazonas. À noite, o pavilhão se transforma numa espécie de lanterna para os visitantes da Expo.
Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos – Público frequenta a Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos – Foto: Tomaz Silva – Agência Brasil

Na semana de 17 a 23 de fevereiro, o tema central no pavilhão do Brasil foi o agronegócio. Somente com este evento, a expectativa é de que supere 500 milhões de dólares em exportações para o país e 10 bilhões de dólares em investimentos. Com grande importância, o agronegócio respondeu por cerca de 43% das exportações brasileiras em 2021, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na percepção do comissário-geral do Pavilhão Brasil, general Elias Rodrigues Martins Filho, o pavilhão recebeu um fluxo intenso de público, tanto que o Brasil figura como um dos pavilhões mais visitados. O objetivo, segundo ele, é mostrar ao mundo o quanto esse segmento econômico é importante para o país e para o resto do mundo. “Somos, talvez, a maior potência global em termos de agronegócio, que trabalha a agricultura sustentável e responsável”, declarou.
Enoturismo - Brasil se prepara para retomada dos eventos de vinhos

Super Promoção para Março e abril no Castelo Saint Andrews – Venha para Gramado e aproveite a melhor época do ano para conhecer ou revisitar a cidade. Neste período acontece a transição de Verão para Outono e a cidade fica linda, com ar europeu. O clima é ameno, a temperatura pode variar de 30°C de dia caindo para 12°C a noite. No final de março a média fica entre 14°C e 7°C. Ótimo para quem não gosta dos extremos. Faça sua reserva agora clicando no baner e garanta oportunidades únicas. Nesta promoção incluímos nas diárias: Serviço de traslado aeroporto/hotel/aeroporto em carro privativo – Porto Alegre ou Canela – voos regulares e privados; Na chegada, recepção feita pela equipe do Castelo com “welcome drink”; Hospedagem com acompanhamento de nossos mordomos que irão fornecer todos os detalhes da estrutura do Castelo; Tradicional café da manhã menu degustação com horário livre; Serviço de concierges 24h; Serviço de mordomos durante toda sua estadia das 7h às 23h; Amenities Acqua Di Parma. Clique no baner e confira/reserve.

ITAIPU NA EXPO DUBAI

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos – Itaipu na Expo Dubai – Foto : Daniel de Granville

A Itaipu Binacional participará da Expo 2020 Dubai, de 20 a 31 de março de 2022, encerrando a programação brasileira no evento. A empresa preparou uma série de atrativos que lançam mão de tecnologias interativas de última geração para mostrar as interconexões entre água, biodiversidade, clima e energia. A participação também contará com eventos paralelos (side events) que abordarão temas ligados à sustentabilidade, como desenvolvimento territorial, energias renováveis, preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, entre outros. Ao longo da participação da Itaipu: Água como Movimento (com destaque para a instalação “rios voadores”, que mostra as interconexões entre os biomas brasileiros por meio das chuvas); Água como Energia (em que é possível aprender sobre a importância da água e da biodiversidade para a geração de energia); Água como Vida (que inclui apresentações de ballet com espetáculo especialmente criado para a Expo Dubai pela Quasar Cia. de Dança); e Águas pela Paz (em que será explorada a relação de parceria entre Brasil e Paraguai que gerou a Itaipu, incluindo as contribuições da empresa aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, e a importância dessa agenda para o mundo).
Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes – Março no Pratas Thermas Resort e Convention – Divulgação – clique no baner e faça sua reserva. últimas unidades na melhor água termal do Brasil no Vale das Águas de Santa Catarina.

EXPO JAPÃO 2025

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

As Exposições Mundiais são realizadas a cada cinco anos. Dubai foi selecionada em 2013 para sediar a edição de 2020, mas teve de ser adiada devido à pandemia. Em 2025, será a vez da cidade japonesa de Osaka. De toda a estrutura montada em Dubai, 80% permanecerá e será transformada no Distrito 2020, uma espécie de bairro-cidade, onde metade das construções serão empreendimentos comerciais e a outra metade, residenciais. O objetivo é que este seja um centro de inovação com participação de startups, universidades e laboratórios. A meta é que em 30 anos o local tenha população de 150 mil pessoas.
Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes – Praia, é sinônimo de Hotel Sibara. São 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor, programação para todas as idades. Afinal de contas é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.

PESQUISA DO MINISTÉRIO DO TURISMO

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes

O Ministério do Turismo deu início, nesta quarta-feira (23.02), à Sondagem Empresarial dos Meios de Hospedagem. A pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho do segmento no último semestre de 2021 e conhecer a perspectiva dos empresários em relação aos próximos seis meses. Se você é dono(a) de hotel, pousada ou outro tipo de meio de hospedagem, participe da pesquisa clicando AQUI. O tempo de resposta é inferior a três minutos e as informações preenchidas são confidenciais. O questionário estará disponível até o dia 25 de março. A Sondagem monitora indicadores relevantes para o mercado como o número de empregados, faturamento da empresa, pretensão de investimentos e demanda por serviços.
Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, explica que os dados são importantes para as entidades públicas, civis, acadêmicas e para a população em geral. “A participação dos empresários de meios de hospedagem é fundamental para que possamos entender o atual cenário do segmento e reunir insumos para darmos os próximos passos, com a criação de políticas públicas assertivas e eficazes direcionadas ao setor, principalmente diante da pandemia de Covid-19”, ressaltou. O Ministério do Turismo também realiza a Sondagem Empresarial das Agências e Operadores de Viagem, como forma de monitorar e avaliar este outro segmento de extrema relevância para o turismo. As últimas edições da Sondagem Empresarial e outros dados do setor podem ser acessados no Observatório do Turismo, clicando AQUI.

LOW-COST COLOMBIANA

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Viva Air – Divulgação

A low-cost colombiana é, felizmente, mais uma companhia aérea que começará a operar no Brasil. Tudo o que a GOL prometeu e nunca cumpriu, sendo hoje a cia mais cara do país, está sendo comprido pelas demais low-costs em operação. Desta vez é a Viva Air, que anunciou o inicio das operações na rota São Paulo (GRU) e Medellin (Rio Negro), na Colômbia, a partir do dia 22 de junho. As passagens aéreas para os novos voos estão disponíveis no site da companhia a partir de R$ 700 ida e volta, com taxas inclusas. Como oferta de lançamento, é possível encontrar tarifas a partir de US$ 179 (ida e volta), sem bagagem inclusa. Inicialmente, as operações acontecerão na alta temporada de férias, até o dia 22 de agosto, realizadas por Airbus A320, com capacidade para até 188 passageiros. Os voos estão programados para acontecer às segundas, quartas e sábados, com chegadas a São Paulo às 4h25 da madrugada seguinte; e as terças, quintas e domingos, com chegada a Medellín às 5h25.
Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes – Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem. Com uma arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel está localizado no alto de um morro, com jardins deslumbrantes, oferecendo uma vista privilegiada de Fraiburgo, conhecida como Terra da Maçã. Seja para negócios ou lazer, você desfrutará de conforto supremo, serviço impecável e um ambiente deslumbrante. Clique no baner, confira os pacotes e faça a sua reserva.

ANATO – VITRINE TURÍSTICA

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Falando na Colômbia, dados e inteligência turística, publicou um estudo sobre as perspectivas de recuperação do turismo na Colômbia para os próximos meses, como parte de sua participação na Vitrina Turística de ANATO (Associação Colombiana de Agências de Viagens e Turismo) em Bogotá nesta semana. O estudo destaca a clara recuperação da capacidade turística do país por meio da conectividade aérea nacional e internacional. Para isso, analisa-se a evolução da programação de voos de entrada (em volume de assentos) para a Colômbia através de seus dez principais aeroportos para os próximos três meses. Os resultados da análise oferecem uma perspectiva muito positiva para a recuperação do turismo colombiano em geral, ao comparar a evolução de dois de seus principais destinos. A recuperação dos números de conectividade aérea, superando os de 2019, é uma indicação clara de que nos próximos meses o setor de turismo na Colômbia fortalecerá sua reativação.
Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes –  Boqueirão Hotel Fazenda e Resort de Campo –  Instalado em uma região de surpreendentes belezas naturais e repleto de araucárias centenárias, o Boqueirão Hotel Fazenda e Resort de Campo inova ao aliar os mais modernos conceitos da hotelaria à rusticidade de uma típica fazenda em pleno funcionamento. O Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo está instalado numa área de quase dez milhões de metros quadrados de campos localizada em Lages na Serra Catarinense. Clique no baner e faça sua reserva.

EMBRATUR NA ANATO

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Embratur na Anato 2022 – Foto: Divulgação

Evidente que o nosso Brasil também esteve em alta na Anato. A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) fez as honras da casa na Vitrina Turística (ANATO 2022), considerada a feira internacional de turismo mais importante da Colômbia. Em 198 m², o estande próprio da Agência, em parceria com o Ministério do Turismo, terá a participação de 19 coexpositores que divulgarão destinos e produtos para o público participante. No total, são esperadas mais de 6.500 reuniões no evento inteiro, que contará com mais de 10 mil visitantes profissionais do setor do turismo. De acordo com a Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, os viajantes colombianos dão preferência para o Turismo de Experiência, Turismo de Natureza e Aventura, Parques Temáticos e, também, para destinos com inovação tecnológica. Rio de Janeiro e São Paulo são os principais receptores de colombianos no Brasil.
Enoturismo - Brasil se prepara para retomada dos eventos de vinhos

Meat Shopp – Melhor endereço gastronômico e melhor parrilla de Jurerê Internacional – Jurerê Internacional

TURISMO EM ITAIPU

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Ônibus conduz turistas durante a visita Itaipu Panorâmica, a mais procurada. Crédito: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional.

De acordo com balanço do Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão dos passeios, a maior parte dos visitantes é formada por brasileiros (mais de 6 mil), mas também foram registrados turistas da Argentina, Paraguai, Chile, Israel, Bolívia e China, entre outros. Entre os brasileiros, a maioria é paranaense (3.063 mil visitantes), seguida dos paulistas, gaúchos, catarinenses e cariocas. A visita Itaipu Panorâmica foi a mais procurada no período, com 5.211 registros, seguida do Refúgio Biológico Bela Vista (705) e o Itaipu Especial (674). O dia mais movimentado – considerando todos os atrativos – foi o domingo (27), com 2.142 visitas. Os turistas foram recebidos ao som de músicas carnavalescas em dois pontos: o Centro de Recepção de Visitantes – de onde partem todas as visitas – e o Mirante Central, principal parada para fotos, com visão panorâmica da usina. Em ambos os espaços havia um ambiente temático “instagramável”, alusivo às festividades de Momo, com o mote “Carnaval cheio de energia”.
Relaxamento de restrições internacionais dispara vendas de passagens

A melhor galeteria do Brasil. Itapema SC, Gramado RS, Bento Gonçalves RS, Gramados RS, São Paulo…

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Cataratas do Iguaçu – Foto: Bruno Bimbato

Já o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, recebeu 23.613 visitantes nos quatro dias de feriado prolongado de carnaval. O movimento foi 68% maior que no mesmo período do ano passado, quando 13.994 brasileiros e estrangeiros estiveram no local. Do total de visitação, 16.242 são visitantes do Brasil; 4.627, de países do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela; e 1.302 são estrangeiros de outros países. A expectativa de visitação foi superada, pois inicialmente o parque pretendia receber 19 mil visitantes. Terminando dentro do feriadão de carnaval, o mês de fevereiro fechou com 77.039 visitantes. O crescimento foi de 68% quando comparado com o mesmo mês de 2021, quando recebeu 45.690 pessoas. Porém foi menor que em 2020, com 155.771 visitantes.

APELO PARA O FIM DAS RESTRIÇÕES DE VIAGENS

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

A Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) vieram a público apelar para o fim das restrições às viagens. As duas agências das Nações Unidas concordaram em colaborar em um sistema global que cria confiança para a recuperação da indústria de viagens. Segundo as organizações, as restrições poderiam acabar por não agregarem valor e ainda contribuírem para a persistência da crise econômica e social. Nos últimos dias, diversos países já flexibilizaram suas regras em relação às chegadas internacionais e, em particular, afrouxaram as restrições de viagem. Essas decisões estão alinhadas com as últimas recomendações da OMS que promovem a mobilidade internacional segura e destacam a ineficácia das restrições. Essa tendência também tem a ver com os repetidos alertas da OMT sobre as consequências dessas restrições. Essa história de todos terem que usar máscaras, as quais só servem pra quem está infectado não transmitir a doença, é simplesmente absurda.

TROFÉU INFINITO BROCKER TURISMO

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Carlise Bianch e Adriane Brocker – Foto: divulgação: Brocker

A Brocker Turismo, referência em receptivo no Brasil e especialista na Serra Gaúcha, receberá grandes players do turismo nacional para edição especial do Troféu Infinito. O evento, que desde 2006 premia as empresas do trade turístico nacional que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha, acontece entre os dias 6 e 9 de março. “Neste ano estamos comemorando 15 edições do Troféu Infinito, e para marcar a data, criamos um evento diferenciado. Será um momento único para a Brocker estar junto aos seus clientes, oferecendo quatro dias de vivências inesquecíveis”, comenta a CEO do Grupo Brocker, Adriane Brocker Boeira Guimarães.
Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Troféu Infinito Brocker Turismo – Foto: Jefferson Severino

Segundo a gestora, o evento será uma imersão nos principais novos atrativos turísticos de Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul, incluindo muitas atividades em contato com a natureza, arte, cultura e gastronomia. “Estas experiências ganharam importância ainda maior neste momento, em que as pessoas valorizam cada vez mais momentos para compartilhar ao ar livre, em conexão com o meio ambiente, e experiências que tragam sentido à vida. E como a Serra Gaúcha é repleta de belezas naturais e paisagens incríveis, preparamos uma programação com o que temos de melhor em novidades”, acrescenta. A cerimônia de entrega do Troféu Infinito, quando será anunciado o ranking dos TOP 10, acontece na noite de 8 de março. Nesta edição, a premiação terá como base os anos de 2020 e 2021, período em que a celebração não aconteceu em função do momento imposto pela pandemia.

BODAS DE CRISTAL

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes- Brocker Turismo a melhor e a mais rápida opção entre você e o seu destino – Foto: Jefferson Severino

O tema do 15º Troféu Infinito da Brocker Turismo são as Bodas de Cristal, em alusão as 15 anos do evento. “As lembranças que partilharemos nos dias do evento reforçam pilares importantes da Brocker, de amizade com nossos parceiros e aproximação para evoluirmos sempre lado a lado. Por isso a escolha do tema das Bodas de Cristal. O cristal é um material de grande valor, que exige cuidado e esforço diário para se manter, o que combina com nosso trabalho em preservar os laços que nos unem aos nossos clientes e parceiros locais. Afinal, a transparência, a confiança e a dedicação entre os parceiros são fundamentais na construção deste relacionamento”, completa Adriane Brocker.

EXPO TURISMO PARANÁ

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Os expositores da Expo Turismo Paraná pediram e a Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) atendeu! O evento, antes marcado para 8 e 9 de junho (quarta e quinta-feira) foi adequado para quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de junho. “Conseguimos remanejar a data para atender aos expositores”, conta João Alceu Rigon Filho, presidente da ABAV-PR. a comercialização de estantes está aberta desde meados de fevereiro e a Associação está adequando formatos e espaços para atender a todos os tamanhos de negócios do trade turístico. Também está buscando expositores diferenciados, que agreguem valor ao evento e tragam um motivo a mais para visitar o evento.
Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes – Lembre-s, todos os países estão exigindo seguro vigem. As férias  costumam ser o momento em que várias famílias se reúnem e colocam o pés na estrada. Um momento como esse não pode ser estragado por nenhum tipo de imprevisto. Por isso, antes de viajarem todos juntinhos, não esqueça de falar com seu agente de viagens e pedir detalhes sobre o Plato Familiar GTA. Ligue e peça informações sobre os planos 11 – 3150-4511. Ou clique no baner.

BÁRBARA STEIL – A BELA DA SEMANA

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Barbara Steil – FotoBarbara Steil – Foto Bella da Semana – Divulgação: Bella da Semana – Divulgação

Turbinada e ainda mais gostosa, a inesquecível Bárbara Steil já conquistou espaço no coração dos assinantes da maior revista masculina do Brasil. Estrelando um retorno pra ninguém botar defeito, a beldade está de volta com a última parte deste ensaio delicioso… O ensaio com Bárbara Steil nua já está no ar. Clique aqui e confira! Ainda não faz parte do Bella da Semana? Assine agora e garanta acesso a mais de 32.000 modelos e centenas de vídeos para para download!  
Relaxamento de restrições internacionais dispara vendas de passagens

Restaurante Schutz – Melhor endereço gastronômico de Palhoça – SC – Clique no baner e faça sua reserva.

Leia ainda: Brasil se prepara para retomada dos eventos de enoturimo

Brasil em alta faz sucesso na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa

Leia ainda:

Enoturismo – Brasil se prepara para retomada dos eventos de vinhos

Relaxamento de restrições internacionais dispara vendas de passagens

Pesquisa científica revela quais experiências que turistas buscam

Tecnologia 100% digital facilitará embarque utilizando biometria

Videomonitoramento proporcionará mais segurança aos municípios de SC

A falta de silêncio numa sociedade profundamente barulhenta e agitada

Profetas da nova era. Surgem do povo ou são fabricados pela mídia voraz

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *