05 / 05 / 23

A Acupuntura como aliada no tratamento da fibromialgia

Em entrevista exclusiva a esta jornalista, a doutora Karine Coimbra explica como a acupuntura pode auxiliar no tratamento

 

A Acupuntura como aliada no tratamento da fibromialgia
por Isabelle Accioly

A Acupuntura como aliada no tratamento da fibromialgia

Médica acupunturista Karine Coimbra

Também conhecida como fibro, a fobromialgia é considerada uma síndrome clínica que se manifesta com dor em todo o corpo, especialmente na musculatura. Ela pode atacar em homens e mulheres, interferindo na memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Mas, existe tratamentos eficazes para conviver com essa síndrome. Um deles é a acupuntura. E para conhecer mais sobre essa síndrome e tratamento, conversei com a dra. Karine Coimbra, médica acupunturista, que fala sobre a síndrome e sobre a acupuntura como aliada no tratamento.

Isabelle Accioly: O que é a fibromialgia?

Karine Coimbra: É uma patologia que ainda não se sabe a causa, caracterizada por vários sintomas onde a dor generalizada por mais de 3 meses é o carro chefe.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é clínico ou seja, a fibromialgia não aparece em nenhum exame, porém hoje eu conto aqui no consultório com uma tecnologia de última geração que é o mapeamento Termográfico que possibilita “ver a dor” e ajudar no diagnóstico da fibromialgia, durante a avaliação Termográfica o paciente consegue visualizar comigo toda a área do corpo acometida pela dor, inclusive lugares que ele ainda não sente porém conseguimos ver esses pontos gatilhos e tratar precocemente.

Quais são os principais sintomas da fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome porque é caracterizado por vários sintomas.
A dor e a fadiga são os principais sintomas porém a fibromialgia vem acompanhada de alteração do sono, alteração intestinal, comprometimento da memória, transtorno de ansiedade generalizada, depressão, entre outros sintomas.

Qual é o primeiro passo para o tratamento da síndrome da fibromialgia?

Uma consulta com um médico que trabalha com fibromialgia.

Como a acupuntura pode vir ajudar no tratamento da fibromialgia?

O paciente com fibromialgia tem uma alteração da sensibilidade, ou seja, a resposta sensitiva, principalmente a dor, é diferente das outras pessoas.
Com a Acupuntura conseguimos melhorar os neurotransmissores desses pacientes para amenizar essa alteração de sensibilidade, melhorando tando o quadro doloroso como o sono e as alterações emocionais.
Costumo dizer que os pacientes com fibromialgia são tão sensível que viram uma “esponja” absorvendo tudo ao seu redor, o que agrava o quadro emocional.
Não tem como tratar o fibromialgico sem tratar esse componente emocional.

Para o tratamento por meio da acupuntura ter efeito, quantas vezes por semana o paciente precisa ir ao consultório?

O ideal seriam 2 vezes.

O tratamento por meio da acupuntura é dolorido?

Não, as agulhas de acupuntura não possuem bisel, que é aquela ponta perfuro cortante das agulhas de injeção, sendo assim elas não cortam as fibras da pele e sim as afastam evitando aquela dor que normalmente sentimos com uma agulha de injeção.
Costumo dizer aos meus pacientes que se eles sentirem incômodo não venham mais (risos)

Quais são os outros tratamentos que podem vir ajudar?

Essa é uma parte muito importante.
O tratamento da fibromialgia é um tratamento multidisciplinar, ou seja, é composto de vários tratamentos.
O acompanhamento nutricional é muito importante visto que existem alimentos inflamatório que pioram a dor.
A atividade física é outro ponto importantíssimo visto que o fibromialgico tende a fazer vários pontos de contratura muscular e o condicionamento dessa musculatura evita o aparecimento desses pontos.
O acompanhamento com um psicólogo para os pacientes com um quadro instalado de transtorno de ansiedade ou depressão é muito importante.
A mudança de hábitos como dormir tarde, levar trabalho pra casa, sedentarismo, falta de laser, fazem parte do tratamento da fibromialgia.

A alimentação interfere no tratamento? O que devo evitar?

Muito.
É importante evitar comidas inflamatórias como excesso de açúcar e álcool, alimentos ricos em gordura satura e trans que são encontrados em laticínios, embutidos, frituras, chocolates, salgadinhos, evitar carboidratos refinados como biscoitos e pães (preferir os integrais).

São vários os alimentos que podem aumentar a inflamação do corpo por isso é importante acompanhamento com um nutricionista especializado em patologias inflamatórias, só ele vai poder fazer a substituição desses alimentos individualmente para cada paciente, aquela receita de bolo que é igual para todo mundo não funciona pois tem pacientes que precisam de repor nutrientes outros não, tem pacientes que precisam de uma restrição maior de alimentos outros não, enfim… é necessário um acompanhamento individualizado com o profissional correto.

A fibromialgia tem cura?

Ainda não, mas hoje temos tratamentos que melhoram a condição de vida desse paciente tornando essa jornada mais leve.

Dra Karine Coimbra – Médica Acupunturista
CRM/AL-3953   RQE-2009

Serviço:
Clínica Salus Maceió – Harmony Trade Center
@clinicasalusmaceio
(82) 3022.3332 / 98821.7241

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *