14 / 01 / 21

Flávio Ricco fala com exclusividade sobre sua carreira e as novidades da Televisão Brasileira

Flávio Ricco dá entrevista exclusiva

Flávio Ricco fala com exclusividade sobre sua carreira e as novidades da Televisão Brasileira

Foto da internet

  Flávio Ricco é Jornalista, Colunista e tem coluna no Portal R7 da (Rede Record de Televisão) e passou pelos mais importantes veículos de comunicação do país como UOL, Globo, Record, SBT e escreve sobre TV desde 2003.

 Para falar sobre a sua carreira, o livro: “Biografia da Televisão Brasileira”, a superprodução da Rede Record de Televisão: “Especial Gênesis”, que eu entrevistei com exclusividade, o jornalista e colunista, Flávio Ricco.

 Flávio Ricco  fala com exclusividade sobre sua carreira e as novidades da Televisão Brasileira

 

Como foi o início de sua carreira como jornalista? 

 

   Flávio Ricco – Comecei como repórter esportivo na rádio Difusora de Guarulhos. Sempre tive uma proximidade muito grande com o esporte, especialmente futebol. Até me arrisquei a disputar algumas partidas profissionalmente, no Linense, ainda como estudante de Engenharia. Depois, já trabalhando com Ferreira Netto, passei a assessorar na parte de imprensa o grande empresário artístico Marcos Lazaro. E dai fui em frente.

 

Qual o papel do jornalista Ferreira Neto na sua carreira? 

 

    Flávio Ricco – Fundamental. Me ensinou tudo o que eu sei como jornalista e depois como homem de televisão, desde o começo da minha carreira, quando eu ainda era muito jovem, e depois  passei a dirigir o programa dele.

 

Como foi escrever a biografia da Televisão Brasileira? 

 

     Flávio Ricco – Um trabalho altamente gratificante. Até então não existia uma obra que pudesse contar a história da televisão brasileira desde o começo e isso só foi possível graças a participação e boa vontade de alguns pioneiros, como Lima Duarte, Vida Alves, Lolita Rodrigues, Laura Cardoso, Idalina de Oliveira e tantos outros. Uma sensação de dever cumprido. Uma história que passou a ser conhecida desde antes da inauguração em 1950 até 2017.

 

Quais as principais curiosidades o leitor encontrará no livro a biografia da Televisão Brasileira? 

 

    Flávio Ricco – O livro tem a história da TV, desde o começo, em diferentes setores – artístico, programação, jornalismo, esporte etc., mas também revela acontecimentos bem interessantes dos bastidores. As curiosidades, como você pergunta, acho que são muitas.

 

Como é ser sogro da apresentadora Eliana do SBT? 

 

   Flávio Ricco – Normal. Nada diferente de ser sogro da Maira, médica, minha outra nora. Formamos uma família muito feliz.

Como você e família têm se cuidado em meio à pandemia? 

 

   Flávio Ricco – Seguindo as recomendações, com todos os cuidados possíveis e necessários. Enquanto não existir a vacina não tem como ser de outra forma. Os números têm comprovado que os riscos são muito grandes.

 

A seu ver o que muda na televisão brasileira com a pandemia? 

 

   Flávio Ricco – A televisão, em seus diferentes setores, soube se adaptar muito bem às dificuldades da pandemia. O trabalho prestado pelo jornalismo, desde o começo, deve ser reconhecido e enaltecido, assim como o esforço do entretenimento, entre novelas e programas, em voltar a produzir na medida do possível.

 

Qual o maior desafio enfrentado por você enquanto colunista, em escrever para veículos de grande envergadura como o UOL e o Portal R7? 

 

   Flávio Ricco – O mais importante, independentemente de tudo, é você ter um compromisso de seriedade com o seu leitor. Respeitá-lo acima de tudo e procurar oferecer sempre o melhor do seu trabalho.

 

Quais as novidades da superprodução da Rede Record de Televisão: “Especial Gênesis”? 

 

   Flávio Ricco –  Como você disse, é uma superprodução. O especial da novela exibido pela Record revelou a grandiosidade da sua produção e só quem mexe como esse negócio chamado televisão pode avaliar o tamanho de uma realização como essa. Acho que, em sua exibição, seremos surpreendidos positivamente.

 

Em sua opinião o que mudou na imprensa com o avanço das plataformas digitais? 

 

   Flávio Ricco – A necessidade de se adaptar a uma nova forma de trabalho. A resposta ao impresso é sempre mais demorada, ao passo que o retorno a qualquer postagem no digital é imediato. Entre outras certezas, a necessidade de apurar melhor e com mais rapidez toda e qualquer informação.

 

Suas considerações finais? 

     Flávio Ricco –  Que a televisão, como única opção gratuita para qualquer brasileiro, continue sempre prestando um bom serviço e atendendo da melhor maneira possível a expectativa de todo telespectador. Isso, tenho certeza, continuará acontecendo.

Instagram: @joaocostaooficial

 

Não deixe de ler: Sucesso absoluto na TV argentina, Nolo Correa atravessa fronteiras

 

João Costa

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *